"Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração." Henri Cartier-Bresson



“… o que a fotografia realmente é: um ténue suporte de papel ou plástico sobre o qual se deita o desejo da memória..” Luiz Guimarães Monforte

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A História

Porque a história é parte fundamental do estudo, da compreensão e admiração da arte, achei por bem começar por fazer no meu portefólio uma pequena introdução histórica da Fotografia, e, já agora, pôr aqui também qualquer coisinha.

A Câmara Escura foi o primeiro conceito relacionado com a fotografia. Consistia num compartimento escuro onde as imagens de objectos iluminados atravessam um pequeno orifício e se projectavam num papel branco próximo invertidas e com as suas formas e cores próprias.

A primeira fotografia foi da autoria de Joseph Nicéphore Niépce, em 1826, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível.

William Fox Talbot, em 1836, desenvolveu um método denominado Calotipo, que consistia na exposição à luz, com o emprego de uma câmara escura, de um negativo em papel.
Este procedimento é muito parecido com o da revelação fotográfica actual, dado que produzia uma imagem em negativo que podia ser posteriormente positivada tantas vezes quanto as necessárias.

A partir de 1888, quando George Eastman criou a câmara tipo caixão e o filme em rolos substituíveis,  a fotografia popularizou-se e passou a fazer parte do consumismo geral da sociedade.

Por fim, nos finais do século XX deu-se uma grande mudança: a digitalização dos sistemas fotográficos. 
A fotografia digital permitiu minimizar custos, reduziu etapas, acelerou processos e facilitou a produção, manipulação, armazenamento e transmissão de imagens pelo mundo.

Joana F.

2 comentários:

  1. Muitos parabéns às minhas meninas! Promete ser um blog grande, ou melhor, um grande blog. Continuem assim!

    Rita Bastião

    ResponderEliminar
  2. Os links a cor preta não se vêm....... o resto está a ficar interessante....

    ResponderEliminar