"Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração." Henri Cartier-Bresson



“… o que a fotografia realmente é: um ténue suporte de papel ou plástico sobre o qual se deita o desejo da memória..” Luiz Guimarães Monforte

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Workshop

     Realizou-se, na passada segunda-feira, um Workshop organizado pelo nosso grupo. O Workshop decorreu no Polivalente da ESJE (antigo Ginásio) e contou com a participação de Patrícia Guerra (Ilustração) e de Ivo Tavares (Fotógrafo) para a dinamização da actividade. 
     Num primeiro momento o nosso grupo fez uma (muito) breve apresentação do trabalho que temos vindo a desenvolver e passámos, depois, a palavra à Patrícia. Esta falou um pouco sobre a utilização da fotografia como ilustração e passámos à parte mais prática do Workshop. Esta encontrava-se dividida em quatro áreas: a de "ilustração" de fotografias (os alunos e professores que participaram intervencionavam algumas fotografias); uma área onde tínhamos montado um pequeno "estúdio" e onde os alunos puderam experimentar não só pousar para as fotografias, mas também á máquina em si e no qual pudémos observar, através de algumas experiências, os efeitos conseguidos através dos diferentes modos de iluminação; uma outra área relativa à edição de imagem; e, por fim uma outra, mais pequenina, onde havia várias câmaras expostas; analógicas e digitais para que se pudessem ver as diferenças.
     Penso que o balanço foi positivo apesar de haver alguns aspectos que deixaram um pouco a desejar. Ficam algumas fotografias tiradas durante o Workshop!





  

Beatriz Vilarinho

Photowalk I

     Finalmente começamos aqui no blog a apresentar alguns dos resultados práticos das nossas pesquisas. Ficam as primeiras fotografias do Photowalk. Optámos por postá-las separadamente: em cada post, cada uma de nós partilha as fotografias que mais gostou desse dia. 




Fotografias de Beatriz Vilarinho


    Mais à frente, poderão encontrar no nosso blog fotografias dos outros elementos do grupo. Ah! É claro que importa relembrar que esperamos as vossas opiniões e as vossas críticas; não só relativamente ao trabalho que temos vindo a desenvolver, como também relativamente às fotografias que aqui serão partilhadas!

Beatriz Vilarinho

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Saídas

     No início deste segundo período achámos que deveríamos, como grupo ligado ao tema da fotografia, fazer as chamadas "saídas de campo" de área de projecto de forma a podermos aplicar aquilo que tínhamos pesquisado. 

     Soubémos portanto de um conceito relativo à fotografia que tem vindo a crescer nos últimos tempos: o "Photowalking". Consiste em reunir um grupo de pessoas que, enquanto passeiam por vários locais pré-definidos, vão fotografando aquilo que acham interessante. Ao fazê-lo com um grupo de pessoas, pode-se ver o quão diferente pode ser a visão que cada uma das pessoas que participa na caminhada tem do Mundo. Passando pelos mesmos sítios, os resultados obtidos são, muitas das vezes, bastante distintos. Assim, resolvemos fazer uma saída que encaixasse neste conceito e que nos permitisse, no final, observar os resultados que cada uma de nós obteve. O nosso grupo foi portanto, no passado dia 21 de Janeiro, passear pelo Rossio, Praça do Peixe, Zona do S. Gonçalinho, Rua Direita e Praça Marquês de Pombal e fotografar aquilo que íamos encontrando. Depois desta actividade, que se realizou em grupo, foi-nos sugerido pelos colegas e professor que organizássemos um destes "Passeios Fotográficos" para toda a turma. O grupo está agora a seleccionar algumas fotografias resultantes desse passeio para partilhar com os leitores do blog!

     Além desta saída tivémos já outra. Na passada Terça Feira, 1 de Fevereiro, toda a turma foi ao Porto, visitar o CPF (Centro Português de Fotografia). O nosso grupo organizou a visita uma vez que queríamos que os nossos colegas de turma estivessem também em contacto com o tema principal do nosso projecto e que ficassem mais dentro do tema. Achámos que seria interessante ver a colecção permanente do Centro (máquinas fotográficas, desde as mais antigas até às mais recentes) e também ver as exposições temporárias que de momento lá se encontram. Além disto, o nosso grupo queria ter ideia de como é organizada uma exposição, bem como é que a mesma é montada de forma a podermos organizar o nosso projecto derradeiro: uma Exposição com trabalhos nossos.
     Os nossos colegas foram desafiados pelo nosso professor a levarem as máquinas fotográficas e a registarem aquilo que achassem importante desse dia. As fotografias funcionaram quase como um relatório visual daquilo que visitámos.
     Esses resultados fotográficos estão a ser ainda seleccionados mas pretendemos também partilhá-los com os leitores.

     De momento não temos ainda mais saídas agendadas, mas a sugestão de organizar um Photowalk para a turma está a ser trabalhada. Caso tenham sugestões (de locais a fotografar, por exemplo), deixem um comentário!

Beatriz Vilarinho